Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sábado, 19 de junho de 2010

FESTA JUNINA




É de ciência de muitos que a Festa Junina é comemorada em Junho, mas nem sempre sabemos os significados dos símbolos desta festa que é tão tradicional para todos nós.

O intuito deste artigo é justamente isso, para que vocês conheçam um pouco mais sobre os principais símbolos das festas juninas.

Fogueira: Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos.
Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos.
Quadrilha: Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro.Aqui no Brasil a quadrilha ficou popular e atualmente é dançada ao ar livre.
Casamento: Acredita-se que o casamento simboliza uma homenagem a uma jovem francesa, que ficou grávida e foi obrigada a casar.
Mastro: Outro símbolo que está relacionado com a fé, o mastro está ligado aos cultos agrários, onde eram realizados agradecimentos à fecundação das sementes.
Bandeirinhas: No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.
Pau de Sebo:É um mastro untado de sebo com um prêmio no topo, para quem alcançar.
Lavagem do santo: Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’agua, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.
Simpatias: Como de costume essa época do ano atrai muitas pessoas que acreditam e buscam simpatias, seja para trazer sorte no amor, etc.
Jogos de Festa Junina

Tiro ao alvo;
Pescaria;
Boca do palhaço;
Valeta;
Argola.
Bem, espero que vocês tenham gostado, caso tenham alguma sugestão que acrescente e retribua ainda mais com a qualidade do texto para todos leitores sintam-se a vontade.


Boas festas para todos !

Um comentário:

Lilly Rose disse...

Bom dia Querida Anne!!
Amiga Fadinha, eu não sabia de nadica de nada dos significados que envolvem os Festejos Juninos!

Qdo miúda fui a poucas Festas Juninas. Amei conhecer a Simbologia da Festa !!

Parabéns Anne, o Post está perfeito !!!

Beijos Carinhosos p/ ti e teus Elfinhos, minha Fadinha Querida !!

Um Ótimo e Abençoado FDS !!

C/ Carinho e Aromas de Rosas...

Lilly Rose e seus Elfos :)