Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Você sabia que a margarida não é uma só flor?


Na verdade, ela é formada por várias pequenas flores que crescem uma ao lado da outra.
Quem diria que uma das flores mais populares de nossos jardins - a margarida, pertencente à família Asteraceae, e, portanto, parente dos girassóis, crisântemos, entre outras - não é uma só flor, mas a reunião de muitas flores?

Áster significa "estrela" em latim, e é por causa da distribuição de suas flores, que lembra o astro, que as margaridas e as outras flores de sua família levam este nome científico. Há na margarida inúmeras flores muito pequenas, que crescem bem próximas, uma ao lado da outra, sobre uma mesma estrutura. Esse conjunto de flores é chamado, entre os pesquisadores, de inflorescência. Para o tipo de inflorescência particular das margaridas – pequeninas flores, que funcionam perfeitamente crescendo juntas parecendo uma única flor –, os botânicos dão um nome especial: pseudanto (pseudo = falso; anthos = flor), ou seja, falsa flor.

Tente examinar a falsa flor da margarida aproximando-se bem dela. Você verá que há ali reunidos dois tipos de flores: umas formam o miolo amarelo, enquanto as outras formam a borda esbranquiçada. Mas não pense que elas crescem assim, juntas, apenas para que possamos admirar sua união. Essas flores têm funções biológicas importantes quando unidas, como a de produzir néctar, atrair polinizadores, além de gerar e receber pólen. Para isso, se dividem para desempenhar essas diversas “tarefas”. Muitas começam a desabrochar das extremidades em direção ao centro, assim, enquanto as flores da periferia estão na fase feminina – durante a qual são capazes de receber pólen –, as flores mais centrais estão na fase masculina – na qual liberam seu próprio pólen.


Fonte: Ciência Hoje

Texto de: Marinês Eiterer - Bióloga

5 comentários:

Eliane disse...

Muito interessante,querida fadinha Anne!Eu amo margaridas!

Beijinhos cheios de margaridas e bom fim de semana!

Lilly Rose disse...

Boa Noite Querida Anne !! Mas que lindo teu post sobre as margaridas ! Ficou ótimo !!!

Fadinha entende Fadinha, é a sintonia de nossas anteninhas sim ...
Amiga Querida obrigada pelo apoio e carinho, realmente estou c/ alguns problemitos pessoais que andam a desanimar-me, mas revigora-me o Afeto de Amigos(as) Queridos(as) como Ti !!!

Fadinha Anne, uma Noite de Primaveras e Muito Amor p/ ti ...

Aromas de Rosas...

Lilly Rose

flávia disse...

Não sabia,vivendo e aprendendo.

bjus

O Profeta disse...

Passei para te deixar um terno beijo...

Lilly Rose disse...

Uihh, desculpa Anne , a fadinha aqui está a precisa de óculos , são 10.000 Visitas , que maravlha, desculpa Minha Linda e mais uma vez Parabéns !!!

Aromas de Rosas...

Lilly Rose